Amigos e amigas, apoiadores da Pet & Rock, boa tarde!
Hoje vamos conversar sobre o enriquecimento ambiental (também conhecido como enriquecimento comportamental), que se trata de deixar o ambiente do seu pet mais divertido e desafiador.
Ele melhora o bem estar do seu pet, tanto o físico quanto o psicológico e proporciona os estímulos ambientais necessários para otimizar a sua qualidade de vida.
O principal objetivo do enriquecimento ambiental é aumentar a saúde física e mental do animal aumentando a quantidade de comportamentos naturais da espécie, incrementar a utilização positiva do espaço onde o pet vive e prevenir (ou reduzir, se for o caso) a quantidade de movimentos estereotipados (não naturais) e aumentar a capacidade individual de enfrentar os desafios do local onde o pet mora.
Ou seja, o enriquecimento ambiental serve para, entre outras coisas: melhorar a interação do pet com o ambiente, gastar a sua energia, entreter, aguçar o olfato e a audição, estimular a busca por alimento, explorar o ambiente e melhorar o bem estar físico e mental.
Porém, fica a dúvida: como fazer isso?
Um dos tipos mais comuns e mais fáceis de enriquecimento ambiental é através da alimentação, ou seja, converter o alimento em um desafio para o pet. Apresentar a comida de forma que os pets possam resolver pequenos problemas e que os animem a pesquisar, manipular e trabalhar para obter a alimentação. Da mesma forma que fariam se estivessem soltos na natureza.
Isso é possível através de brinquedos recheáveis, confecção de novos brinquedos, congelar o suco de fruta e dar para o pet lamber (outro benefício é refrescar o calor), água congelada em cubos, ração com patê adicionado, patê congelado e caixas de papelão. Também se pode esconder os alimentos para que os pets os procurem e colocá-los em dispositivos móveis para simular presas.
Abaixo, vemos alguns exemplos (modelos das fotos: Reggae e Áquila):
Interação entre o Reggae e um brinquedo, usado como estímulo sensorial.
Abaixo, vemos um brinquedo com recheio, de modo que o Reggae precisa manipulá-lo para encontrar o patê que está dentro do brinquedo.
Brinquedos usados no enriquecimento ambiental
Nessa foto, vemos ossos e uma orelha desidratada, que podem ser usados tanto no enriquecimento ambiental baseado em alimentação, sensorial ou por manipulação.
Aqui, vemos o Áquila e os brinquedos usados.
Nas fotos a seguir, podemos ver alguns exemplos de enriquecimento ambiental usados em gatos:
Aqui, podemos ver um brinquedo que estimula os gatos a procurarem a comida, que está dentro dos rolos. Notem que o brinquedo pode ser feito com objetos que todos têm em casa.
Arranhadores são excelentes opções de enriquecimento ambiental para o gato.
Nessa foto, podemos ver um exemplo de enriquecimento ambiental utilizado com um papagaio. Notem os brinquedos que possibilitam o mesmo a se pendurar e roer a madeira, assim como fariam se estivessem soltos na natureza.









Nenhum comentário:
Postar um comentário